terça-feira, 29 de setembro de 2015

As crianças e o ensino de idiomas estrangeiros


Voce sabia que o seu filho pode e deve estudar idiomas ainda na primeira infancia?

Estudos de pesquisadores e universidades internacionais renomadas como a Concordia University, York University e Université de Provence apontam que crianças bilíngues além de nao confundir os dois idiomas que aprenderam, tendem a se concentrar mais nas tarefas que executam,  ou seja, desenvolvem uma capacidade maior de atenção e foco.

 Os pedagogos, falam em janelas de oportunidades para o aprendizado, e no caso do estudos de idiomas, o ser humano encontra mais facilidade de assimilar uma nova língua até os 14 anos, antes da lateralizaçao do cérebro, ou seja, antes de se acentuar a divisão entre o hemisfério direito responsável pelas emocoes (porta de entrada de  uma nova língua) e o hemisferio esquerdo responsável pela lógica (local onde a nova habilidade se alojará para ser acessada).

Até os 04 anos a criança aprende tranquilamente dois idiomas sem se confundir, pois relacionará o contexto correto para usar cada língua, como exemplos, na escola de idiomas fala o ingles e em casa fala o portugues, ou com pai o espanhol e com a mae o português, no caso de pais de nacionalidades distintas. Nesta fase as estruturas do cérebro ainda nao estão totalmente sedimentadas, é como se o cérebro fosse um pudim cheio de conceitos, onde a língua mae e a segunda língua vao sendo alocadas como se fossem uma coisa só, a criança apenas aprenderá que um objeto possui mais de uma palavra para representa-lo, consciencia metalinguistica. O estudo de uma outra língua também pode causar uma possível antecipaçao do pensamento cognitivo em cálculos nesta fase e o desenvolvimento da lógica.
Já depois dos 04 anos o cérebro passa a estruturar as línguas aprendidas em camadas, como se fosse um biscoito wafer, ou seja, há a camada correspondente à lingua nativa ,e aprendendo-se nova lingua ,forma-se uma nova camada,  e assim sucessivamente a cada nova língua introduzida. Por este motivo há muita controvérsia sobre os benefícios da alfabetização bilíngue (eu falei alfabetizaçao e nao ensino), que pode causar confusão e dificuldade à criança em alguns casos. Tudo muda de figura, e nao há teoria em contra quando a nova língua é ensinada de maneira lúdica, com atividades artísticas e culturais, paralela a alfabetização na língua nativa. 
Outra recomendação interessante, no caso do aprendizado de mais de uma língua estrangeira é a de só introduzir uma terceira língua depois de determinado tempo de estudo de uma segunda língua, devido a esta segmentaçao do cérebro por camadas, ou seja, a criança pode ser introduzida ao ingles com 6 anos, e depois de com 10 anos, começa a estudar o espanhol.

Na prática, as grandes editoras estão bem avançadas no ensino de idiomas às crianças e vem desenvolvendo materiais específicos para cada janela de oportunidade, trabalhando bem a linguagem de seu público alvo em cada caso.

Para o ensino do ingles destacam-se entre os métodos da Macmillan Education, parceira da Oye! idiomas:


Bepop - metodologia voltada ao ensino do ingles para crianças à partir dos 3 anos, é um material interessentatíssimo, onde a criança aprenderá basicamente a formar seu vocabulário em ingles de maneira divertida, com muita música e jogos. Conta também com um aplicativo para tablet/celular onde os pais podem continuar as atividades com seus filhos em casa, participando deste aprendizado.

Bounce - este é o método eleito pela Oye! para crianças à partir dos 6 anos que vai ensinar o ingles aos seus filhos de maneira lúdica, sem comprometer a alfabetizaçao na língua materna. Os livros acompanham o desenvolvimento psico-social de nossos pequenos, nos primeiros estágios explora a formação da identidade trabalhando as relações familiares e o mundo de casa, já nos últimos dá enfoque ao relacionamento com os colegas e a vida social da criança que começa a se formar.

Beyond - este é totalmente voltado para os adolescentes, dos 11 aos 14 anos o método fala a linguagem deles, cheio de interações, informaçoes, recursos eletronicos por meio de praticas on-line, e o uso de temas que interessa o mundo teen. é um material bem completo que desafia a inteligencia deles e ensina o ingles por meio da formação do senso crítico do adolescente por meio de 5 habilidades: know yourself (auto-conhecimento); get thinking (aprender a pensar); get organized (organização e disciplina); respect others (respeito ao próximo); cooperate and colaborate (cooperar e colaborar).


Para o ensino de Espanhol, destacam-se os métodos da editora Edelsa:

Colegas - metodologia voltada ao ensino de espanhol à partir dos 6 anos. Ideal para as crianças que já iniciaram sua prática no ingles com o Bepop e agora podem começar a ser introduzidas no mundo hispânico. A didática gira em torno de uma turma de amigos e seu cachorrinho, e tem as mesmas caracteristicas da preocupação com a formação psico-social da criança apresentada acima no método Bounce da Macmillan.

Chicos - este é o método para os adolescentes aprenderem o espanhol. Voltado para o público dos 11 aos 14 anos este material tem linguagem própria desta galerinha e está cheio de recursos eletronicos e temas abrangentes para a garotada.


Para cada faixa de idade a Oye! tem o material correto para o seu filho.  Para que ele possa "Crescer sem limites"

Nenhum comentário:

Postar um comentário