quinta-feira, 18 de junho de 2015

Giro pela América - Países Hispanohablantes - Argentina


Depois de contar um pouco sobre meu curriculum e experiência, onde ressaltei meu giro pelos países da América, senti a necessidade de dividir um pouco mais de informação sobre estes países, para mostrar ao leitor um pedacinho do que aprendi por aí nos países hispanohablantes (países que falam o Espanhol). Isto ajudará muito os meus alunos de espanhol no intuito de aprender também um pouco mais da cultura do mundo do espanhol.

Comecemos então pela Argentina, nosso mais importante vizinho, que tem muito mais em comum com o Brasil do que pensam.

ARGENTINA
Como falei, A Argentina se parece muito mais com o Brasil do que se pensa, e em muitos aspectos: é um país muito grande e diversificado, - o maior país do mundo que tem como língua o espanhol - possui uma economia muito parecida com a nossa voltada para a produção e industrializacao agrícola, e a produção de automóveis, peças e eletrônicos. Assim como o Brasil a Argentina foi escolhida como destino de muitos imigrantes já no século 20, o que diversificou sua população e a transformou num país acostumado com outras culturas, onde o convívio amistoso e a hospitalidade são atributos naturais, diferente do que pensamos deles pela nossa eterna rivalidade no futebol.

Viajar a Argentina é uma ótima opção não só para nós brasileiros, o país mais visitado da América Latina, além de proporcionar um bom poder de compra para nós brasileiros em decorrência da desvalorização cambial de sua moeda atualmente em realaçao ao Real, possui uma atmosfera cultural fantástica, uma excelente gastronomia facilitada pela oferta de matérias-prima como a carne (sao os maiores consumidores de carne bovina do mundo e ainda um dos maiores exportadores) e o vinho (quinto maior produtor mundial), e como falado mais acima um ótimo povo, acolhedor e hospitaleiro.

Buenos Aires é uma porta de entrada de respeito, em população a cidade representa mais da metade do país, aproximadamente 13 milhões de habitantes (dos 21 milhoes de argentinos). Tudo lá foi remodelado com maestria sob encomenda do primeiro presidente constitucional da Argentina, Bernardino Rivadavia (em meados de 1826), que dividindo o custo com o restante do país quis deixar a cidade com ares europeus, com edifícios suntuosos, avenidas largas, iluminaçao pública, teatros, museus e universidades; e pode se dizer que ele conseguiu. Buenos Aires realmente realmente exala cultura e é a melhor forma de estar perto da europa sem viajar até lá para nós americanos.
Mar del Plata é a praia dos bonareños (como são chamados os cidadaos de Buenos Aires), um local bem provido de serviços para desfrutar o verão, que nesse caso tem sua alta em fevereiro, diferente do Brasil, pela localização geográfica mais ao sul que torna o mês o pico do calor na Argentina. Casinhas em estilo inglês povoam os bairros praianos e a Playa Grande é onde se concentra a melhor oferta de bares e restaurantes. Mar del Plata é também a sede da fábrica dos alfajores Havanna, que são os melhores do mundo para muitos e para mim também.
Mendoza é o destino correto se você quer provar a gastronomia argentina, encostada na cordilheira, a cidade é o espelho de Santiago, no Chile, mas com um ar mais interiorano, mais de cidade pequena e acolhedora, porém não tao bonita como Santiago é claro. O destaque na comparacao fica sem dúvida por conta da gastronomia, pela alta oferta que Mendoza oferece, sempre com um toque francês. Além das tradicionais milanesas argentinas, também se encontram bons preparos de cordeiro e cabrito (el chivo), além é claro do bom vinho Malbec, tudo isso a bom preço para o nosso bolso, ao contrário de Santiago. Outro ponto para Mendoza na comparaçao com a prima rica Santiago, é em quantidade de vinícolas para ser visitar, dá para se perder em quantidade e extensao.
Onde ainda não visitei, mas que com certeza será meu destino da próxima vez, é Cordoba, cidade universitária, sede da primeira universidade da América Latina, mostra porque a Argentina possui um povo culto, onde educação é coisa séria e de onde saem profissionais muito bem capacitados para atender ao nosso mercado latino de negócios.

É por essas e por outras que recomendo, "si o si", uma viagem a Argentina, um ótimo lugar para começar a praticar o seu espanhol
Que le vaya muy bien!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário