terça-feira, 21 de julho de 2015

Giro pela América - Uruguai

O Uruguay é quase o menor país da América do Sul territorialmente, perdendo a posiçao apenas para o Suriname, e com uma populaçao ao redor dos 3 milhoes de habitantes. Vendo por aí o país pode até nao impressionar, mas por outro lado, o país passa a ser grandioso brigando pela liderança em muitos outros dados interessantes como: o maior nível de alfabetizaçao, maior distribuiçao de riqueza, menor nível de percepçao de corrupçao, maior IDH, maior PIB per capita, maior índice de esperança de vida, só para citar os mais importantes.


Ao chegar neste país que já foi parte do Brasil um dia, se a sua porta de entrada for Montevidéu, a capital, o bairro de Carrasco que abriga e dá nome ao aeroporto internacional já te impressiona, lindas casas permeiam o entorno, muitas delas habitadas por estrangeiros que optam pelo Uruguai como moradia. Seguindo pelo bairro em direçao à costa, que nesse caso significa a margem do rio de la Plata, o caminho pela avenida costeira, la rambla, em direçao ao centro é nao menos impressionante, ainda mais se for ao entardecer, pois te permite entender porque existe um sol estampado na bandeira do Uruguai. Montevidéu é uma cidade encantadora, com suas praias de água doce (que neste caso é quase um detalhe que passa desapercebido por um desinformado), seu centro histórico preservado, um belo mercado, é uma capital que dá vontade mesmo de morar.

Falando em populacao e cultura, o Uruguai é um país de ascendencia predominantemente européia (89% de sua populacao), sendo que 1/4 de sua populaçao é descendente de italianos, o que se nota e muito nos estabelecimentos e restaurantes."Tente esperar pelo garçom educadamente em sua mesa para pedir comida e voce vai passar fome" - conselho dado por um uruguaio - "Aqui todo mundo é descendente de italiano, tem que gritar para se fazer notado".
E por falar em restaurantes, o Uruguai divide com a Argentina a boa oferta de carnes e embutidos, privilegiados pelas pastarias dos pampas que os dois países tem em comum, com a diferença que muitos dias no Uruguai te farao perceber uma comida um pouco gordurosa para os padroes de um brasileiro. O destaque sem dúvidas fica por conta das maravilhosas cervejas uruguaias, e aqui nao só estou falando das famosas Patricia, Norteña e Pilsen que também consumimos no Brasil e que se toma de litrao, como também da Zillertal e inúmeras cervezas e chopps artesanais feitos com o excelente malte uruguaio, mais uma vez a geografia e o clima do país privilegiando a oferta de boa matéria prima.

Outra cidade destaque extremamente recomendada ao se conhecer o Uruguai é ....  calma que nao estou falando de Punta del Este,  e sim Colonia de Sacramento.
Cidade palco das constantes disputas pelo uruguai entre portugueses e espanhois, Colonia é um refúgio histórico que parou no tempo, sendo um dos melhores lugares para se tirar umas férias de descanso, longe da fumaça dos carros e com pé na areia de praia de rio, ou se preferir, sentado num restaurante-bar ao ar livre no casco histórico. Dá até para fazer uma visita à capital argentina, Buenos Aires, atravessando o rio de La plata em buque, se cansar do marasmo.

Termino por aqui o meu pequeno resumo deste pequeno grande país em que voltarei muitas vezes e que recomendo visitar para a prática do espanhol. Próximo, de fácil acesso com preços acessíveis de voos e extremamente relaxante.

 Viva la Republica Oriental del Uruguay!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário